Assim como no mundo dos humanos, no mundo dos pets o mês de outubro também é dedicado a prevenção contra o câncer de mama.
Os queridinhos da família, os hamsters costumam agradar tanto as crianças, quanto os pais. Isso porque são animais dóceis, simpáticos, fáceis de cuidar – permitindo que a própria criança cuide – e também baratos de se manter, além de ocuparem pouco espaço. Então, se você busca praticidade, facilidade e economia com um animalzinho, eles podem ser a escolha certa!
Agora, vamos aos cuidados, começando pela acomodação. O hamster vai precisar de uma gaiola com espaço suficiente pra ele se movimentar, de preferência com uma rodinha para ele se exercitar, e espaço também para as vasilhas de comida e água – estas devem ser de metal, pois as de plástico eles podem roer.
A base da gaiola deve ser coberta por serragem, e esta deve ser trocada a cada dois dias, para que não fique com mau cheiro. Fora isso, indica-se limpar a gaiola com água e sabão frequentemente também.
Quanto a alimentação, é importante lembrar que os hamsters são animais onívoros, ou seja, se alimentam com origem animal e vegetal. Sendo assim, você pode tratá-lo com frutas, vegetais e também proteína animal, encontrada em algumas rações específicas para estes animais. Você também pode acrescentar sementes.
Estes são os cuidados básicos que você vai precisar ter ao integrar um hamster na família, fácil, né?! Como eles costumam ser bem sociáveis, você vai poder soltar a criatividade para realizar brincadeiras com ele fora da gaiola, criando pistas com obstáculos e dando coisas para ele roer.
Vale lembrar que estes animais têm um tempo de vida útil curto, comparado a outros animais de estimação. Eles costumam viver de 1 ano e meio a 2 anos, por isso, é bom estar preparado logo ao adquirir.