Castração: procedimento e cuidados pós-operatório

Castração: procedimento e cuidados pós-operatório

As dúvidas mais frequentes relacionadas ao processo de castração e os cuidados necessários com os pets. 

Tempo de leitura: 2min35seg

Hoje, vamos falar um pouquinho sobre o procedimento da castração que, apesar de ser um dos mais comuns, ainda existem muitas pessoas com dúvidas e, até mesmo medo de castrar o seu pet, seja ele gato(ª) ou cachorro (ª).

Primeiro de tudo vale ressaltar os motivos de se optar pela castração e, ao contrário do que se pensa, ela não é feita apenas para evitar que aquele animal reproduza. A castração traz benefícios, como: 

  • Redução das chances de câncer de mama nas fêmeas 
  • Também nas fêmeas diminui-se o risco de infecções uterinas graves
  • Muitos donos percebem que os machos passam a fugir menos de casa após o procedimento 
  • Menos probabilidade de câncer de próstata também nos machos 
  • Em muitos casos, nota-se até a mesmo uma maior facilidade na socialização com o animal, que fica mais dócil 

Quanto ao procedimento, primeiramente é feita uma avaliação pré-cirúrgica para garantir que está tudo bem com o animal e, só então é marcada a data da cirurgia. O veterinário irá solicitar para que o animal entre em jejum na noite anterior ao procedimento. 

Chegado o momento, o animal será anestesiado. Nos machos, a incisão é feita um pouco acima do escroto e são então retirados os testículos, finalizando o procedimento fechando os vasos sanguíneos. Já nas fêmeas, a incisão é feita no abdômen e são retirados os ovários. 

Realizado o procedimento, seu pet irá para casa no mesmo dia, e as recomendações de cuidados pós-operatório são os seguintes: 

  • Fique de olho no local da incisão, onde estarão os pontos para garantir que não há nada anormal, como inchaço ou vazamentos 
  • É recomendado diminui um pouco a quantidade de alimento nas refeições dos primeiros dias pós-cirurgia 
  • Batinhas de pano e cones de plástico podem ser indicados para evitar que o animal fique lambendo o local da incisão, o que pode prolongar o processo de recuperação 
  • Atividades em excesso como pular, subir escadas e correr também devem ser evitadas ao máximo possível nos primeiros dias 
  • O veterinário irá receitar alguns remédios para esse período, lembre-se de seguir a risca as recomendações 

Com os cuidados necessários e o acompanhamento certo, seu pet terá uma ótima recuperação e, em cerca de 10 dias já estará com uma rotina normal novamente.