Todos que tem um gato ou um cãozinho desejam a mesma coisa: que ele (a) tenha uma vida longa e saudável. Aqui vão cinco dicas para que você dê isso ao seu pet!
<strong>1 – Dê a ele uma alimentação de alta qualidade</strong>
Ração de boa qualidade dá ao seu pet uma pelagem mais macia e brilhosa, uma pele mais saudável e olhos mais brilhosos.
Uma boa dieta também dará ao seu animalzinho uma grande melhora no sistema imunológico dele, além de uma melhor saúde intestinal e mental.
Seus músculos e juntas também serão mais saudáveis.
<strong>2 – Mantenha seu pet magro</strong>
Animais obesos correm uma enorme série de riscos de saúde.
Obesidade é o principal fator nutricional causador de doenças em pets no mundo todo, e estudos têm mostrado que a obesidade pode tirar até dois anos de vida de seu animalzinho.
Sendo você o responsável por alimentá-lo, você é o único capaz de evitar que ele perca dois anos de uma vida já – infelizmente – curta, comparada com a humana.
Se o seu pet é obeso, diminua a quantidade diária de comida e busque fazer mais atividades físicas com ele, como corridas, caminhadas e brincadeiras.
<strong>3 – Leve seu pet frequentemente ao veterinário</strong>
Todos os pets, incluindo cães e gatos, precisam de cuidados veterinários regulares.
Contudo, esses cuidados vão além de vacinas de rotina (apesar de serem extremamente importantes).
Um <em>checkup</em> em seu pet pode revelar problemas de saúde que você pode não ter conhecimento necessário para saber que estão presentes.
Em muitos casos, o diagnóstico nas fases iniciais da doença aumentam em muito a chance de uma cura total, além de um tratamento menos sofrido para o pet.
Os tempos são de crise, e a economia é importante, mas economizar uma consulta no veterinário pode fazer com que o gasto com um tratamento depois que a doença avançar seja muito mais custoso.
<strong>4 – Mantenha a boca de seu pet limpa</strong>
Um problema muito comum entre cães e gatos são doenças orais e dentais, que causam dor e tornam difícil a alimentação.
Se permanecer sem tratamento, uma doença oral pode até mesmo se transformar numa doença cardíaca ou renal.
Você mesmo pode escovar os dentes de seu pet – seja ele cão ou gato – e há no mercado várias escovas e cremes dentais específicas para pets, que facilitam bastante esse trabalho.
<h2><strong>5 – Não deixe que seu pet passeie sem supervisão</strong></h2>
Permitir que seu gato ou cão saia livremente pelas ruas parece algo bom, mas não é.
Fora de sua casa e sozinho, seu animal corre vários riscos: atropelamentos, envenenamentos, exposição à doenças contagiosas, ataques de outros animais, e muito mais.
Para gatos, os números são ainda mais alarmantes: a expectativa de vida de um gato que vive dentro de casa/apartamento comparado com um gato que pode sair livremente é sete anos maior!
Seguir essas dicas simples pode prolongar em muito a vida de seu animal, dando tanto para ele quanto para você mais tempo para se curtirem!