Como integrar um novo pet na família
Na hora de levar um novo integrante para a casa, é importante pensar em alguns detalhes que vão ser essenciais para uma boa convivência entre todos.
Tempo de leitura: 2min13seg
Se você ama os animais, já tem um mas tem espaço para mais, que tal arrumar uma nova companhia? Muitos têm essa vontade, porém, acabam evitando por medo da adaptação e aceitação por parte do pet que já se encontra na casa. Por isso, separamos algumas dicas essenciais para você agregar um novo membro à família sem medo!
Cachorro + Cachorro ou Gato + Gato
Os cachorros são muito ativos e adoram brincar, uma companhia para o seu pode ser uma boa para ele e também para toda a família. Para ajudar na adaptação, primeiro de tudo, é preciso ter paciência e fazer o processo aos poucos. Comece assim:
- Opte por um primeiro contato entre os dois ainda fora da casa, em um passeio no parque, por exemplo. Ambos na guia, permita que se aproximem e interajam.
- Ao chegar em casa, deixa-os em ambientes separados a princípio, com caminhas e potes de água e ração distintos. No caso dos gatos, isso também vale para as caixinhas de areia.
- Evite brincar só com um quando o outro estiver presente, divida a atenção para que eles não criem ciúmes um do outro.
- Caso aconteçam algumas brigas no início, separe sem privilegiar nenhum dos dois.
Cachorro + Gato
Já era o tempo em que parecia impossível ter gato e cachorro na mesma casa. Hoje, várias pessoas mantém os dois no mesmo ambiente de forma muito agradável. Se essa também é sua ideia, se liga nessas dicas:
- As primeiras interações devem ter atenção em dobro, por mais que o cachorro seja manso, é importante que ele esteja na guia, para que não assuste o gato.
- Começar com brincadeiras mais calmas entre os dois, sem que haja muito contato físico.
- A dica sobre caminhas e vasilhas separadas também vale aqui.
- No começo é interessante que o dono opte por brincar um pouco com cada um em ambientes separados também, para que tenham a atenção necessária e, principalmente, porque as brincadeiras de cães e gatos podem ser um pouco diferentes.
E aí, pronto pra levar uma novo integrante para a sua casa? Seja paciente e os trate com muito amor que não tem erro!