Nossos rins desempenham vários papéis importantes na manutenção saudável do nosso corpo.
E em nossos bichanos isso não é diferente: a remoção de toxinas, a manutenção da pressão arterial e a produção de hormônios para novos glóbulos vermelhos são alguns desses papéis.
Com muito o que fazer, talvez não seja surpreendente que, à medida que os gatos envelhecem, é bastante comum que seus rins se desgastam depois de trabalhar tão duro.
Existem várias causas de insuficiência renal, de doenças de rim de gato a tumores. E esses problemas podem ser agudos ou crônicos.
E se você não sabe disso ainda, separamos aqui alguns dos principais cuidados para gatos com doença renal.
<h2><strong>O que é a doença renal crônica?</strong></h2>
A insuficiência renal crônica em gatos é mais gradual e geralmente se desenvolve ao longo de vários meses ou mesmo anos e há uma série de razões para a insuficiência renal crônica em gatos, incluindo infecções e tumores.
E, infelizmente, quando diagnosticado, o dano renal às vezes é irreversível.
Nos estágios iniciais da doença renal em gatos, as áreas saudáveis do rim compensam qualquer dano, aumentando sua carga de trabalho já ocupada.
No entanto, à medida que a doença progride, as áreas saudáveis começam a encolher.
E, eventualmente, simplesmente não existem suficientes áreas saudáveis remanescentes para os rins poderem atuar como deveriam.
E é neste estágio que o seu gato começará a mostrar os sinais da doença.
A insuficiência renal crônica em gatos é uma doença progressiva que seu veterinário precisará ficar atento.
Mas geralmente pode ser gerenciado com uma combinação de tratamentos médicos e uma dieta especial.
<h2><strong>Como diagnosticar?</strong></h2>
À medida que os rins do seu gato se tornam menos capazes de concentrar a urina, eles urinarão mais e beberão mais para substituir os líquidos perdidos.
Porque as toxinas que normalmente passariam na urina desses gatos com doença renal, eles podem sentir náuseas e vomitar.
E isso também pode fazê-los parecer cansados e geralmente não muito felizes. E você pode notar mau hálito.
Tenha cuidado antes de diagnosticar a doença renal. Pois esses mesmos sintomas também podem ser conectados a outras doenças.
Então visite seu veterinário para um diagnóstico adequado e para aconselhamento sobre o tratamento da doença renal.
<h2><strong>Quais os cuidados para o gato que sofre dessa doença?</strong></h2>
Os gatos nos estágios iniciais da doença renal geralmente têm sede. E, consequentemente, eles também urinam com mais frequência do que o normal. Geralmente produzindo um volume de urina maior do que o normal.
À medida que a doença progride, seu gato pode começar a vomitar, e alguns gatos têm diarreia, assim o apetite do seu gato pode ficar menor e você pode até notar perda de peso.
Se você está notando essa mudança de comportamento em seu gato, leve-o a um veterinário! Quanto mais cedo for diagnosticado o problema, maiores são as chances deste ser reversível!