Tratamento comum na medicina humana, também é utilizado para tratar animais com doenças renais.
Com problemas nos rins, o órgão do animal pode parar de exercer sua função, ou então realizá-la de forma menos afetiva. Assim como nos humanos, a função dos rins dos animais é filtrar o sangue para eliminar as toxinas.
Havendo problemas, o aparelho de hemodiálise pode substituir, fazendo a filtragem. Mas, vale lembrar que o tratamento visa manter a saúde estável, e não curar. Além dos problemas renais, a hemodiálise também é indicada em alguns casos de envenenamento, até mesmo por remédios.
O primeiro passo para o início do tratamento é a introdução de um cateter venoso central, inserido na veia jugular. Normalmente não há necessidade de sedação geral, a não ser que o animal fique muito agitado, o que costuma acontecer, principalmente, com os gatos.
Casa sessão do tratamento pode durar entre 1 e 3 horas, no processo, o sangue do animal é recolhido pelo aparelho de hemodiálise, passa pela filtração e elimina as toxinas. Alguns animais costumam até mesmo dormir durante este período, pois não sentem dor nem desconforto.
Para um tratamento seguro, é necessário que o animal seja acompanhado por um médico veterinário nefrologista, que é o veterinário especialista em doenças renais. A quantidade de sessões necessárias irá variar de animal para animal, e uma das poucas restrições ao tratamento, é para pets que pesem menos que 3kg.