Conheça os benefícios dos pets para as crianças

Conheça os benefícios dos pets para as crianças

Todos que tem um pet em casa sabem: a presença deles traz uma enorme diferença positiva ao ambiente. Eles acabam se tornando membros da família, e são inúmeros os benefícios que podem trazer para todos nós.

Mas, e quando se trata do convívio com crianças? Será que eles continuam trazendo benefícios?

Em um primeiro momento, ter um animal de estimação é uma ideia que parece improvável para muitos pais.

Geralmente justificam pelo fato do pet mudar a rotina da casa e de toda a família, sem contar os gastos previstos com ração, remédio, vacina e visitas ao veterinário.

Mas especialistas em educação e psicologia afirmam que os benefícios da convivência entre a criança e o animal de estimação superam as razões apontadas para não ter um pet.

Algumas pesquisas da Universidade de Melbourne, na Austrália, apontaram que crianças que tiveram algum tipo de pet até os cinco anos de idade, mais tarde se tornaram mais resistentes a algumas doenças e alergias.

Enquanto isso, aquelas que não tiveram a experiência de ter um animalzinho de estimação, estavam mais propensas a desenvolver alergia e infecções de ordem respiratória.

O fato de respirar o pó de casinhas de cachorros e até pelos de gatos, demonstraram que o organismo humano desencadeia uma proteção natural conta o vírus RSV, responsável por diversas infecções e problemas respiratórios.

Há situações que tornam a presença de um animal de estimação ainda mais indicada.

Nos casos em que os pais trabalham e as crianças ficam muito sozinhas em casa, o pet faz companhia e estimula o desenvolvimento afetivo.

O animal de estimação também ocupa um lugar de destaque na casa em que há irmãos que brigam muito.

O bichinho torna-se o foco de atenção e proporciona um relacionamento mais saudável entre as crianças.

<h2><strong>Idade ideal para ter o primeiro pet</strong></h2>

No caso do cachorro, crianças de 3 e 4 anos podem tê-los, já que adquiriram certa autonomia.

Nesta idade, as crianças possuem habilidades motoras, são capazes de se defender e entender algumas regrinhas básicas do que é ou não permitido fazer.

Eles sabem, por exemplo, que não podem subir no cachorro ou puxar suas orelhas.

Para ter um pássaro não há restrição de idade e os pequenos podem ajudar nos cuidados com a limpeza e a alimentação.

Os gatos são indicados a partir dos 3 anos. Eles são bichos limpos, carinhosos e proporcionam tranquilidade.

Os peixes também são próprios para crianças com idade a partir dos 3 anos e os roedores são recomendados para a faixa dos 4 anos.

Estes últimos são dóceis, tranquilos e exigem uma manutenção barata.

Veja abaixo alguns benefícios do convívio de crianças com pets:

<h2><strong>Ansiedade infantil diminuida</strong></h2>

Um estudo realizado pela <a href=”https://pt.wikipedia.org/wiki/Universidade_de_Oklahoma” rel=”noopener” target=”_blank”>Universidade de Oklahoma</a>, descobriu que crianças que convivem com cães de estimação têm menos probabilidade de sofrer de ansiedade infantil.

De acordo com terapeutas especializados em comportamento infantil, a relação com o animal estimula afeto, companheirismo, organização e paciência.

A criança que tem tendência a desenvolver a ansiedade costuma se preocupar muito com tudo, antecipando situações mentalmente.

Logo, a rotina de cuidados do bichinho acaba distraindo-a das preocupações com o que vai acontecer e ajuda a focar no momento presente.

<h2><strong>Exercícios físicos</strong></h2>
Jogar a bolinha, levar pra passear, correr junto… A rotina de brincadeiras com o bichinho torna a criança mais ativa e diminui os riscos de obesidade.

De acordo com pesquisadores da <a href=”http://www.sgu.edu/” rel=”noopener” target=”_blank”>Universidade St. George</a>, em Londres, Reino Unido, crianças com cachorros têm, em média, 5 horas de atividades físicas por dia.

<h2><strong>Diminui risco de asma e alergias</strong></h2>
Segundo um estudo realizado na Suécia com mais de 50 mil crianças, o contato prolongado com cães pode diminuir em 15% o risco de apresentar asma.

Além disso, crescer ao lado do pet pode influenciar positivamente o desenvolvimento do sistema imunológico e reduzir as chances de desenvolvimento de alergias.

<h2><strong>Habilididades sociais</strong></h2>
A convivência com animais de estimação também melhora a qualidade da relação das crianças com as pessoas ao redor.

Aquelas que têm vínculo forte com os pets ajudam mais aos outros, aprendem a dividir e interagem mais.

<h2><strong>Controle de impulsos</strong></h2>
A convivência com um animal de estimação por meia hora ao dia libera ocitocina.

Ela é uma espécie de calmante natural produzido pelo corpo, que, além de elevar nosso bem-estar, ajuda a combater a agressividade.

Ou seja, esse contato ajuda a criança a controlar seus impulsos, deixando-a mais calma.

Não tenha receio, pets e crianças são uma combinação perfeita! Tudo o que se precisa é ensinar a ambos os limites para um convívio sem nenhum problema!Italianafarmacia 24