Coronavírus: tudo o que você precisa saber para cuidar do seu pet

Coronavírus: tudo o que você precisa saber para cuidar do seu pet

O novo coronavírus, o COVID-19, muitas dúvidas e preocupações surgiram, fazendo com que todos buscassem informações.

Mas é preciso ter muito cuidado, pois nem tudo o que você encontra na internet, por exemplo, é verdade.

Leitura recomendada: Depressão: cães e gatos também sofrem dessa doença

Nesse post, iremos dar informações para quem é tutor de pet e precisa tirar suas dúvidas.

Neste momento delicado que estamos vivendo, é de extrema importância entender, primeiro, a diferença entre os coronavírus em animais e em seres humanos.

Não há transmissão de animais para humanos e de humanos para animais.

Confira abaixo os tipos e diferenças entre os coronavírus das espécies para entender melhor:

Coronavírus: tudo o que você precisa saber para cuidar do seu pet

Agora que você já sabe que seu pet não contrai o COVID-19, é importante saber que, apesar disso, ele pode ser um transmissor indireto.

Mas como assim? Bom, assim como qualquer outro objeto ou superfície (celular, carteira, mesa, pia…) o seu pet também pode acabar servindo como um propagador do vírus, caso esteja em contato com alguém infectado. O vírus pode ficar no pelo do animalzinho e entrar em contato com você através de carinhos e beijos.

Por isso, caso você apresente os sintomas do COVID-19, é importante manter seu pet também em isolamento, para que ele não transporte o vírus para outros lugares.

Mas os cuidados servem para todos, inclusive para quem está livre de sintomas.

Se você precisa levar seu pet para passear e fazer as necessidades fisiológicas, por exemplo, evite lugares com aglomeração de pessoas, reduza o percurso e o tempo do passeio e ao voltar para casa, higienize as petinhas e a guia do pet, lave suas mãos e procure deixar o ambiente o mais limpo e arejado possível.

ATENÇÃO PARA AS FAKE NEWS SOBRE O CORONAVÍRUS

Apesar do COVID-19 ser da mesma família dos coronavírus que afetam os cães, esse vírus pertence a uma espécie diferente.

Por isso, vacinas como: V8, V10 e V12 são exclusivamente para cães.

Além de totalmente ineficazes, administrar essas vacinas em humanos pode causar graves reações a até mesmo serem fatais.

Para saber mais sobre como previnir a propagação do COVID-19, os cuidados com os pets e todo tipo de informação, sem cair em fake news, acompanhe a Vida Pets nas redes sociais!