De salvar vidas eles entendem!

De salvar vidas eles entendem!

Hospital Vida Pets firma parceria com a Polícia Militar de Cascavel e cães da corporação se tornam doadores de sangue 

 

A Polícia Militar de Cascavel conheceu o Hospital Vida Pets e o banco de sangue veterinário

A Vida Pets inaugurou no ano passado o primeiro banco de sangue veterinário da região, com o objetivo de ajudar os animais que, muitas vezes, estão em estado grave e precisam do sangue e dos seus hemocomponentes com urgência. Desde então, o hospital busca parceiros e doadores para manter o estoque do banco de sangue completo e agora podem contar com o auxílio dos cães da Polícia Militar de Cascavel para isso. 

“Assim como os humanos, os pets necessitam constantemente de tratamentos baseados em transfusão sanguínea e sempre que nos deparávamos com essa situação era muito difícil a obtenção do sangue, muitas vezes pelo tempo ou mesmo por falta de doadores”, conta a Dra. Jane Matos, médica veterinária responsável pelo banco de sangue da Vida Pets. “Com um banco de sangue veterinário ficou muito mais fácil e ágil o início do suporte, pois temos como estocar os hemocomponentes, permitindo transfusões mais rápidas, seguras e com os componentes específicos que o paciente necessita”, ressalta a médica. 

Na doação de sangue, o médico veterinário administra no paciente somente os componentes que ele precisa no tratamento, diminuindo o risco de reações transfusionais e o excesso de volume na corrente sanguínea e armazena o restante dos componentes para utilizar no tratamento de outros animais.Os hemocomponetes são o Concentrado de hemácias (CH), o Plasma rico em plaquetas (PRP) e o Plasma líquido (PL), eles são armazenados e ficam  à disposição para auxiliar no tratamento de outros animais que possam necessitar.

Em busca de novos doadores, no último dia 10 de Junho, mês de conscientização sobre doação de sangue, a Vida Pets firmou uma parceria muito importante com a Polícia Militar de Cascavel. Agora os cães do batalhão também serão doadores e ajudarão outros pets que precisarem de doações. Além de conhecerem o hospital e o banco de sangue veterinário, os policiais conversaram com os médicos responsáveis e entenderam como funciona o processo de doação, do início ao fim.

“Um dos maiores desafios de um banco de sangue é ter doadores, então firmar essa parceria com a Polícia Militar de Cascavel foi muito importante para nós, pois conseguir vários cães saudáveis em um mesmo local para fazermos a colheita ajuda muito na disponibilidade de sangue”, explica o médico veterinário Dr. Marcelo Morato. “Aqui na região é muito difícil encontrar canis com cães de grande porte, sendo assim entramos em contato com a equipe da PM que foi extremamente receptiva e topou essa parceria conosco”, comemora Morato.

Os cães da PM são muito bem cuidados pelos membros da corporação e agora poderão contar com o suporte clínico dos profissionais da Vida Pets, mantendo os exames sempre em dia, além disso, a cada cinco doações o doador receberá um check-up e vacinas anuais (V10 e raiva). Serão seis cachorros da Polícia Militar que, nas próximas semanas, passarão pelos exames físicos necessários para realizar uma doação segura. 

“Por meio da tutora de um dos nossos doadores foi nos apresentado o Cabo Dirceu, responsável pelos cães do batalhão da Polícia Militar, que se mostrou disposto a abraçar a causa e fazer parte desse projeto. A partir dessa parceria mais pacientes poderão se beneficiar, sendo que cada cão poderá salvar até três vidas”, enfatiza a Dra. Jane. “Em contrapartida, os cães heróis agora participam do clubinho de doação do Banco de Sangue e vão contar com todo o suporte veterinário do Hospital, além de terem sua saúde monitorada”, finaliza.