Devido à maior sensibilidade dos cães, eles sofrem mais com sons bruscos, por isso, fique atento aos cuidados.
Quem tem pet já deve ter percebido que eles ficam assustados com o som dos fogos de artifício, isso porque os animais têm a audição mais sensível do que a dos humanos. Dessa forma, eles escutam os barulhos ainda mais alto do que nós, o que acaba causando medo.
Tanta é a diferença que alguns animais podem ter taquicardia, desmaiar, se machucar ou, no impulso, tentar fugir. Logo, com a chegada do fim do ano e dos típicos fogos da virada, é importante você ficar atento para oferecer o mínimo de conforto para o seu pet neste momento. Para isso, separamos algumas dicas que podem ajudar.
Não deixe o animal sozinho durante a queima de fogos e, além disso, aparente tranquilidade, brinque com ele normalmente, dê um petisco.
Ele irá se sentir muito melhor em um ambiente com portas e janelas fechadas, que diminuem a intensidade do barulho e oferecem mais segurança.
Dias antes você pode procurar por sons fogos de artifício na internet e deixar para o animal ouvir, vá introduzindo aos poucos, sem causar irritação a ele. Assim, quando chegar o dia dos fogos de verdade, ele já estará minimamente acostumado.
Em casos em que o pet fica muito estressado, chegando ao ponto de ter convulsões, por exemplo, é importante ter a orientação de um médico veterinário para que ele indique um medicamento para acalmar o animal neste momento, evitando problemas maiores.
Com estes cuidados você já vai garantir um pouco mais de conforto para o seu animal de estimação neste momento tão difícil para ele. Por segurança, o mantenha identificado na noite da queima de fogos, para caso ocorra uma fuga. No mais, preste atenção nos sinais e dedique-se a oferecer tranquilidade para ele.