Gatos são criaturas envoltas por mitos, e muitos deles, completamente mentirosos. Essa lista aborda o mais comum desses mitos, e afirma os fatos verdadeiros sobre cada equívoco que muitas pessoas podem cometer quando o assunto são os bichanos.
<h2><strong>Os gatos são animais de estimação de baixa manutenção?</strong></h2>
A aura de independência dos bichanos engana algumas pessoas a pensar de que eles precisam de cuidados mínimos.
A verdade é que a idade média de gatos é de três anos. O que deve ser uma prova adequada contra esse mito.
Quando domesticamos gatos há milhares de anos, assumimos a responsabilidade de cuidar adequadamente de suas necessidades.
E mesmo que eles sejam um pouco “independentes” não significa que não precisam de cuidados e amor como os outros animais.
<h2><strong>Os bichanos são infelizes mantidos dentro de casa?</strong></h2>
Enquanto um gato mais velho que esteve fora de casa por anos pode ser infeliz ao ficar dentro de casa, os gatos que crescem dentro de casa, mesmo em apartamentos, podem ser muito felizes.
Desde que sejam providos de muitos brinquedos, carinhos, janelas e métodos de exercícios.
<h2><strong>Os bichanos não precisam de vacinas?</strong></h2>
Os bola de pelos, assim como os cachorros filhotes, também precisam seguir uma cartela de vacinação adequada.
Para que fiquem livres de possíveis doenças, infecções e outros malefícios.
É importante manter um contato direto com seu veterinário, e também manter a vacinação do seu bichano em dia.
<h2><strong>As mulheres grávidas não devem ter gatos?</strong></h2>
A toxoplasmose é uma doença zoonótica que pode causar defeitos congênitos se for contraída pela mãe durante a gravidez.
Mas ela encontra-se no solo, ao ar livre e também na carne crua ou pouco cozida (a fonte de contato mais provável).
Também pode ser encontrada em caixas de lixo de gato se o bichano estiver exposto. E a verdade é que você NÃO PRECISA se livrar do seu bola de pelos.
Tudo que você precisa fazer é ter cuidados básicos e essenciais para que o seu bichinho fique livre de problemas de saúde.
<h2><strong>Os gatos sempre caem de pé?</strong></h2>
Os bichanos costumam pousar em pé após uma queda. Porém nem sempre sem lesões e embora os gatos possam sobreviver a uma longa queda, cabe observar as janelas abertas, principalmente se você vive em apartamento.
Curiosamente, algumas das lesões mais graves ocorrem em uma queda de 10 a 12 metros, e mesmo assim, as lesões podem ocorrem em quedas menores e mais “seguras”.
<h2><strong>Gatos e cães são inimigos naturais?</strong></h2>
Os gatos são capazes de relacionamentos afetuosos com cachorros e outros animais de estimação familiares. E tudo que você precisa fazer é construir essa relação de forma harmoniosa e desde de uma idade inicial.
<h2><strong>Os gatos são frios e distantes, portanto não são bons animais de estimação?</strong></h2>
Os bichanos podem compartilham vínculos profundos com suas famílias humanas, e é por isso que a maioria de nós os considera membros da família, ao contrário de apenas “animais de estimação”.
Eles não excluem os membros não familiares de seu círculo. Como testemunham muitos gatos de terapia que dão amor e conforto aos pacientes em hospitais e casas convalescentes.
Muita gente costuma pensar um pouco mal sobre os gatos por eles serem um pouco mais introvertidos, mas isso não significa que tenha algo errado ou não amoroso neles.
Só não é justo comparar personalidades de outros animais com as dos gatos, e esperar que eles atendam a essa expectativa irreal.
Se você tem interesse em ter um bichano (e tem condições de se responsabilizar por uma vida), não tenha receio algum, temos certeza de que você não vai se arrepender!