Quimioterapia em pets é igual em humanos?

Oncologista veterinário explica as principais diferenças entre o tratamento para humanos e para pets.

 

A quimioterapia é um tratamento indicado para pets que são diagnosticados com determinados tipos de câncer. Apesar de ser um método utilizado há bastante tempo, esse procedimento ainda gera inúmeras dúvidas nos tutores que são pegos de surpresa com a descoberta da doença. 

O principal objetivo desse tratamento é melhorar a qualidade de vida e aumentar a sobrevida do pet, para que isso ocorra, em alguns casos a quimioterapia também é associada a procedimentos cirúrgicos ou radioterapia. Independente da aplicação que o médico veterinário irá determinar, é importante ressaltar que a quimioterapia é um tratamento sistêmico. Com ela é possível impedir que o tumor cresça, diminuir o tamanho e até curá-lo. 

Uma dúvida recorrente dos tutores é se a quimioterapia realizada nos pets é semelhante à feita nos humanos, o Dr. Marcelo Morato, oncologista do Hospital Vida Pets, esclarece as principais diferenças entre os tratamentos.

“Apesar de ser semelhante à humana, por utilizarmos as mesmas drogas pelas mesmas vias, a quimioterapia realizada nos pets apresenta três grandes diferenças. Dentro da medicina veterinária, o objetivo de tempo da sobrevida é menor que o do ser humano, com isso as doses utilizadas nos pets são menores”, explica o médico veterinário. “Outro ponto importante a se destacar, é que o organismo dos cães e gatos são muito mais fortes e resistentes do que o do ser humano, principalmente em relação a dor, infecções e sistema imunológico”. 

O oncologista ressalta ainda que, diferente dos seres humanos, os animais não são afetados psicologicamente. “O terceiro ponto é o fator psicológico, pois os animais não sabem que tem câncer e que precisarão de quimioterapia, esse impacto não afeta os pets assim como os humanos são afetados quando descobrem a doença.

Seu pet apresenta algum desses sintomas?

  • Aumento de volume como os caroços no pescoço e axilas.
  • Apatia e fraqueza;
  • Anorexia;
  • Dificuldade em comer, evacuar, respirar e urinar;
  • Sangramentos pelo corpo;
  • Feridas que não cicatrizam;
  • Partes do corpo inchadas.

 

Você sabia que a Vida Pets é o maior centro de tratamento oncológico da região? Com profissionais especializados e uma estrutura completa, o hospital garante conforto e bem-estar do pet durante o período de tratamento. Faça uma visita e garanta um atendimento humanizado para seu aumigo. 

Seu pet está com problemas no estômago?

Hospital Vida Pets adquire equipamentos de videoendoscopia para tratamento de doenças do trato gastrointestinal 

 

A Vida Pets está sempre em busca de inovações para auxiliar no tratamento e diagnóstico precoce de enfermidades que possam acometer os pets. Pensando nisso, agora o hospital conta com o serviço interno de videoendoscopia, por meio deste processo é possível diagnosticar com mais precisão e agilidade as doenças do trato gastrointestinal superior dos pets e oferecer as melhores opções de tratamento. 

“Nós contávamos com o exame de endoscopia de maneira volante, ou seja, nós marcávamos com um profissional que possui os equipamentos e ele vinha até o hospital para realizar o exame. Agora contamos com os equipamentos de videoendoscopia aqui em nosso espaço e podemos oferecer esse serviço com mais agilidade, a qualquer momento”, explica o médico veterinário Marcelo Morato. 

O exame de videoendoscopia digestiva permite que o profissional visualize o trato gastrointestinal dos pets, com isso é possível realizar a avaliação de sintomas como vômito e diarreias crônicas e recorrentes, regurgitação e dor abdominal, além de tratar algumas patologias e alterações do sistema digestivo, com dilatação de áreas estreitadas (estenoses), remoção de pólipos, corpos estranhos e sangramentos.

Entre as principais doenças diagnosticadas por meio da endoscopia estão: Esofagite, Estenose esofágica, Neoplasia, Pólipo, Corpo estranho, Anomalias congênitas, Intussuscepção, Gastrite crônica com ou sem a presença de Helicobacter, Úlcera, Anormalidades no piloro, Doença intestinal inflamatória, Linfangiectasia, entre outras. 

“Com a videoendoscopia nós conseguimos tratar muito melhor os pacientes que chegam até o hospital com problemas gastrointestinais. Esse método é muito eficiente e por isso estamos muito felizes com essa conquista”, finaliza o Dr. Marcelo. 

 

 

Dr. Marcelo Morato (à direita) e Dr. Renato Zavilesnki, realizando o procedimento de videoendoscopia.

De salvar vidas eles entendem!

Hospital Vida Pets firma parceria com a Polícia Militar de Cascavel e cães da corporação se tornam doadores de sangue 

 

A Polícia Militar de Cascavel conheceu o Hospital Vida Pets e o banco de sangue veterinário

A Vida Pets inaugurou no ano passado o primeiro banco de sangue veterinário da região, com o objetivo de ajudar os animais que, muitas vezes, estão em estado grave e precisam do sangue e dos seus hemocomponentes com urgência. Desde então, o hospital busca parceiros e doadores para manter o estoque do banco de sangue completo e agora podem contar com o auxílio dos cães da Polícia Militar de Cascavel para isso. 

“Assim como os humanos, os pets necessitam constantemente de tratamentos baseados em transfusão sanguínea e sempre que nos deparávamos com essa situação era muito difícil a obtenção do sangue, muitas vezes pelo tempo ou mesmo por falta de doadores”, conta a Dra. Jane Matos, médica veterinária responsável pelo banco de sangue da Vida Pets. “Com um banco de sangue veterinário ficou muito mais fácil e ágil o início do suporte, pois temos como estocar os hemocomponentes, permitindo transfusões mais rápidas, seguras e com os componentes específicos que o paciente necessita”, ressalta a médica. 

Na doação de sangue, o médico veterinário administra no paciente somente os componentes que ele precisa no tratamento, diminuindo o risco de reações transfusionais e o excesso de volume na corrente sanguínea e armazena o restante dos componentes para utilizar no tratamento de outros animais.Os hemocomponetes são o Concentrado de hemácias (CH), o Plasma rico em plaquetas (PRP) e o Plasma líquido (PL), eles são armazenados e ficam  à disposição para auxiliar no tratamento de outros animais que possam necessitar.

Em busca de novos doadores, no último dia 10 de Junho, mês de conscientização sobre doação de sangue, a Vida Pets firmou uma parceria muito importante com a Polícia Militar de Cascavel. Agora os cães do batalhão também serão doadores e ajudarão outros pets que precisarem de doações. Além de conhecerem o hospital e o banco de sangue veterinário, os policiais conversaram com os médicos responsáveis e entenderam como funciona o processo de doação, do início ao fim.

“Um dos maiores desafios de um banco de sangue é ter doadores, então firmar essa parceria com a Polícia Militar de Cascavel foi muito importante para nós, pois conseguir vários cães saudáveis em um mesmo local para fazermos a colheita ajuda muito na disponibilidade de sangue”, explica o médico veterinário Dr. Marcelo Morato. “Aqui na região é muito difícil encontrar canis com cães de grande porte, sendo assim entramos em contato com a equipe da PM que foi extremamente receptiva e topou essa parceria conosco”, comemora Morato.

Os cães da PM são muito bem cuidados pelos membros da corporação e agora poderão contar com o suporte clínico dos profissionais da Vida Pets, mantendo os exames sempre em dia, além disso, a cada cinco doações o doador receberá um check-up e vacinas anuais (V10 e raiva). Serão seis cachorros da Polícia Militar que, nas próximas semanas, passarão pelos exames físicos necessários para realizar uma doação segura. 

“Por meio da tutora de um dos nossos doadores foi nos apresentado o Cabo Dirceu, responsável pelos cães do batalhão da Polícia Militar, que se mostrou disposto a abraçar a causa e fazer parte desse projeto. A partir dessa parceria mais pacientes poderão se beneficiar, sendo que cada cão poderá salvar até três vidas”, enfatiza a Dra. Jane. “Em contrapartida, os cães heróis agora participam do clubinho de doação do Banco de Sangue e vão contar com todo o suporte veterinário do Hospital, além de terem sua saúde monitorada”, finaliza.

A recompensa de quem ama o que faz!

O hospital veterinário Vida Pets recebeu o selo GPTW e está entre as melhores empresas para trabalhar!

Exercer a profissão em um local agradável é muito importante para os colaboradores. Estudos indicam que pessoas que trabalham em bons ambientes organizacionais são mais felizes e saudáveis e, consequentemente, mais produtivos, proativos e criativos, o que faz com que a empresa se desenvolva e evolua.

O Great Place to Work (GPTW) é uma consultoria global que apoia organizações a obterem melhores resultados, por meio de uma cultura de confiança, alto desempenho e inovação. A GPTW certifica e reconhece os melhores ambientes de trabalho em 106 países ao redor do mundo e, no início deste ano, a Vida Pets se juntou a grandes empresas brasileiras, recebeu o selo e se consolidou como uma das melhores empresas para trabalhar.

“Fazer parte de uma empresa com selo GPTW é ter certeza que todos estão andando na mesma direção. Poder viver o dia a dia aplicando os valores e transformando a missão da empresa em atitudes concretas é muito gratificante”, ressalta a gerente de expansão, Ana Paula Melek.

Segundo o médico veterinário e diretor do hospital, Dr. Marcelo Morato, em um ambiente de trabalho agradável se alcançam os melhores resultados. “Ser a melhor empresa para trabalhar está na missão da Vida Pets. Nós sempre prezamos pelo bem-estar das pessoas, para que elas possam cumprir os seus sonhos e se desenvolver pessoalmente. Também incentivamos os colaboradores para que, além do profissionalismo, em nosso espaço se tenha bastante bom humor, pois a colaboração entre profissionais só eleva a qualidade do nosso tratamento”, explica o Dr. Morato.

Para os colaboradores, exercer a profissão em um local que preza pelo bom clima organizacional é um diferencial positivo. “Estar na Vida Pets é uma experiência! O ambiente de trabalho é um diferencial, pois ao mesmo tempo que existe muito profissionalismo, as relações interpessoais são muito leves e descontraídas”, salienta Ana Paula.

A Dra. Marina Mendieta de Lima, médica veterinária graduanda em endocrinologia e metabologia animal, afirma que para ela, o sentimento de trabalhar na Vida Pets é de gratidão e admiração. “Fazer parte desse time me traz uma gratidão imensa! Aqui somos desafiados a sermos melhores a cada dia, vencer obstáculos, buscar sonhos e ter coragem para enfrentar qualquer batalha. Tenho muita admiração e orgulho das pessoas que trabalham comigo”, enfatiza Dra. Marina, que é responsável pelo setor de internamentos do hospital.
“Fazer parte de uma empresa que atende todos os requisitos para ser certificada é um motivo de orgulho para nós. Isso significa que eu trabalho em uma empresa idônea, que faz valer a sua missão, visão e valores”, complementa a cirurgiã e clínica geral, Dra. Letícia Camargo Lima. Para os colaboradores o reconhecimento da Vida Pets como uma das melhores empresas para trabalhar também é uma forma de crescimento profissional. “A conquista do selo me faz sentir que trabalho no lugar certo, pois aqui, além de ser um ambiente agradável, tenho a oportunidade de crescimento e me torno uma profissional cada vez melhor. Os requisitos para obter o selo demonstram que é preciso ter um nível de exigência para compor o quadro de colaboradores, sendo assim esses profissionais são valorizados não só na Vida Pets, mas fora dela também”, finaliza a Dra. Letícia.

Dicas para uma caminhada tranquila com seu cachorro

Se para você e seu pet o momento de caminhar é algo estressante, saiba que existem algumas coisas que você pode fazer para melhorar isso. 

(mais…)

Atenção para os cuidados ao levar seu cão para a praia ou piscina

Que a maioria dos cachorros adoram água, a gente não pode negar, mas é preciso ter os devidos cuidados. 

(mais…)

Especial Fofura de Natal: confira os pets mais fotos em clima natalino

Quem aguenta essa união mais fofa do mundo de cãezinhos + Natal?! 

(mais…)

Fogos de artifício: aprenda a diminuir o desconforto causado nos cães

Devido à maior sensibilidade dos cães, eles sofrem mais com sons bruscos, por isso, fique atento aos cuidados. 

(mais…)