Quando nosso cachorro pega carrapatos, a coceira e o incômodo que eles sentem devem ser o último dos motivos para preocupação. Obviamente, a coceira é algo terrível para seu cão, mas é importante saber que os carrapatos podem trazer inúmeros problemas de saúde para seu pet e sua família.
Por isso é muito importante acabar com os carrapatos o mais rápido possível, a fim de evitar que o problema se agrave.
Em geral, é muito difícil acabar com carrapatos em casa, no cachorro e no ambiente. Se você tem cachorros filhotes a atenção aos carrapatos deve ser redobrada, pois filhotes são ainda mais sensíveis e suscetíveis a desenvolver doenças, como a doença do carrapato, que inclusive pode levar seu pet a óbito.
O carrapato é um ácaro parasita que suga o sangue do cachorro ao aderir na pele, ele varia entre meio centímetro a um centímetro de diâmetro.
Tem uma cor cinza escuro amarronzada, e parece com uma lentilha com pequenas pernas de cada lado.
Para descrever de uma forma menos resumida, os carrapatos são animais artrópodes e vivem sob o corpo de algum hospedeiro, que podem variar entre animais de estimação, animais silvestres e pessoas.
São animais hematófagos ou seja, se alimentam com o sangue de seus hospedeiros, por isso, atuam como vetores de agentes patogênicos, como protozoários, bactérias e vírus, etc.
É fácil reconhecer um carrapato adulto, já que eles não saltam como fazem as pulgas, por isso a maneira mais eficaz de ter certeza de que seu cão está com carrapatos é fazer uma vistoria na pelagem de seu peludo de forma regular.
É comum que os carrapatos se escondam em locais no corpo dos cães em que eles sintam-se mais protegidos, por isso, os locais mais comuns em que você encontrará carrapatos em seu cão são:
– Entre os dedos;
– Nas virilhas;
– Nas partes internas e dobrinhas das orelhas;
– Nas dobrinhas externas dos órgãos genitais.
No entanto, não existe uma regra para isso, os carrapatos podem ficar em todo o corpo de seu pet e os cães de pelagem longa, tendem a sofrer mais em caso de uma infestação de carrapatos.
Pois é muito mais fácil para o carrapato se alojar na pele destes cachorros sem ser notado pelo proprietário (e consequentemente é muito mais difícil também para os veterinários), localizá-los na pele dos cães, principalmente os de pelagem mais escura.
Seja sempre muito cuidados ao manipular produtos químicos na pele de seu cachorro e no ambiente em que ele fica, e não esqueça: antes de utilizar qualquer tipo de tratamento em seu pet, consulte com um veterinário!