Quimioterapia em pets é igual em humanos?

Quimioterapia em pets é igual em humanos?

Oncologista veterinário explica as principais diferenças entre o tratamento para humanos e para pets.

 

A quimioterapia é um tratamento indicado para pets que são diagnosticados com determinados tipos de câncer. Apesar de ser um método utilizado há bastante tempo, esse procedimento ainda gera inúmeras dúvidas nos tutores que são pegos de surpresa com a descoberta da doença. 

O principal objetivo desse tratamento é melhorar a qualidade de vida e aumentar a sobrevida do pet, para que isso ocorra, em alguns casos a quimioterapia também é associada a procedimentos cirúrgicos ou radioterapia. Independente da aplicação que o médico veterinário irá determinar, é importante ressaltar que a quimioterapia é um tratamento sistêmico. Com ela é possível impedir que o tumor cresça, diminuir o tamanho e até curá-lo. 

Uma dúvida recorrente dos tutores é se a quimioterapia realizada nos pets é semelhante à feita nos humanos, o Dr. Marcelo Morato, oncologista do Hospital Vida Pets, esclarece as principais diferenças entre os tratamentos.

“Apesar de ser semelhante à humana, por utilizarmos as mesmas drogas pelas mesmas vias, a quimioterapia realizada nos pets apresenta três grandes diferenças. Dentro da medicina veterinária, o objetivo de tempo da sobrevida é menor que o do ser humano, com isso as doses utilizadas nos pets são menores”, explica o médico veterinário. “Outro ponto importante a se destacar, é que o organismo dos cães e gatos são muito mais fortes e resistentes do que o do ser humano, principalmente em relação a dor, infecções e sistema imunológico”. 

O oncologista ressalta ainda que, diferente dos seres humanos, os animais não são afetados psicologicamente. “O terceiro ponto é o fator psicológico, pois os animais não sabem que tem câncer e que precisarão de quimioterapia, esse impacto não afeta os pets assim como os humanos são afetados quando descobrem a doença.

Seu pet apresenta algum desses sintomas?

  • Aumento de volume como os caroços no pescoço e axilas.
  • Apatia e fraqueza;
  • Anorexia;
  • Dificuldade em comer, evacuar, respirar e urinar;
  • Sangramentos pelo corpo;
  • Feridas que não cicatrizam;
  • Partes do corpo inchadas.

 

Você sabia que a Vida Pets é o maior centro de tratamento oncológico da região? Com profissionais especializados e uma estrutura completa, o hospital garante conforto e bem-estar do pet durante o período de tratamento. Faça uma visita e garanta um atendimento humanizado para seu aumigo.