Assim como nós, os pets também têm vacinas obrigatórias para a prevenção de doenças.
Com isso, quando você decidir ter um animalzinho de estimação, é importantíssimo um acompanhamento veterinário para a administração das vacinas no período correto.
Leitura Recomendada: Gripe em cães e gatos: quais os sintomas e como previnir?
Mas você sabe quais são essas vacinas e de quais doenças elas protegem os animaizinhos?
Vacinas para os cães:
– V8 ou V10
Essas vacinas previnem contra as doenças: Cinomose, Hepatite Infecciosa Canina, Adenovirose, Coronavirose, Parainfluenza Canina, Parvovirose e Leptospirose canina.
A diferença entre elas é que a V10 protege contra 4 sorotipos de Leptospirose, enquanto a V8 protege contra 2 sorotipos da doença.
As três doses devem ser administradas com 7, 10 e 13 semanas de vida do animalzinho, respectivamente.
– Vacina contra Giárdia
A vacina contra a Giárdia não impede que o cão a contraia, mas ajuda a diminuir bastante os efeitos da doença caso o animalzinho apresente a doença.
Essa vacina deve ser administrada anualmente, sendo a primeira dose quando o cão completar 12 semanas e a segunda dose após 15 dias.
– Vacina contra Gripe
Essa vacina protege o animal da gripe e da tosse e também deve ser administrada anualmente, sendo a primeira dose com 12 semanas de vida e a segunda dose após 15 dias.
– Vacina anti-rábica
Prevenindo contra a raiva, essa é uma das vacinas mais importantes e também deve ser administrada anualmente, sendo a primeira dose quando o animal completar 16 semanas.
– V3, V4 ou V5
Essas vacinas previnem contra as doenças: Panleucopenia, Rinotraqueíte, Calicivirose, Clamidiose e Leucemia felina.
A administração dessas vacinas dependem do estilo de vida do animalzinho e o médico veterinário indicará qual a ideal para cada caso.
Essas vacinas podem ser administradas anualmente ou a cada 3 anos, sendo a primeira dose com 60 dias de vida do gato e a segunda dose após 21 dias.
– Vacina anti-rábica
Assim como nos cães, a vacina contra a raiva é obrigatória em todo o território nacional e deve ser administrada quando o felino completar 16 semanas.
Para qualquer dúvida sobre a vacinação do seu pet, entre em contato com o médico veterinário.
E lembre-se que cuidar e prevenir seu animalzinho é uma obrigação. Ame seu pet!