As pulgas são um mal muito comum em casas de todo o Brasil. Além da característica coceira, as pulgas podem espalhar doenças e causar muitos danos ao seu pet.
Por isso, estamos fazendo esse post, para mostrar a você que há meios de se livrar das pulgas de forma natural.
<h2><strong>Como posso saber se tenho uma infestação por pulgas em minha casa?</strong></h2>
A maneira óbvia de saber com certeza é quantas vezes seu animal de estimação está se coçando.
Todos os animais de estimação gostam de darem uma boa coçadinha (e quem não gosta, não é mesmo?) no entanto, você conhece seu pet melhor do que ninguém, então você terá condições de saber quando eles estão coçando mais do que o habitual.
Você também pode ver pulgas quando você olhar atentamente para o seu cão.
Se você acha que viu algum pontinho preto se movimentando em seu cão, compre um pente adequado, assim você poderá ter certeza.
É muito rápido para que “algumas pulgas” se transformem em uma infestação!
Na verdade, existem diferentes fases de pulgas. Começam como ovos, depois larvas, pupas e finalmente a verdadeira pulga que todos odiamos.
Para que uma infestação de pulgas realmente termine, é necessário se livrar de todas as fases desse ciclo.
<h2><strong>Como faço pra tirar as pulgas do meu pet?</strong></h2>
Sim, há meios industriais – medicamentos, coleiras, shampoos específicos – para acabar com as pulgas, mas há também métodos naturais que você pode usar para evitar esse mal. O banho é o principal deles.
Um bom banho quente é o primeiro passo para derrotar a ameaça da pulga! E não estamos falando de shampoos antipulgas, e sim com shampoos normais mesmo, o segredo está na frequência com que se é dado banho.
O ideal é pelo menos um banho a cada quinze dias, a não ser que seu pet seja de uma raça que exija uma frequência maior.
Depois do banho, você pode fazer uma mistura de vinagre de maçã com água morna e pulverizar essa mistura em seu pet.
Isso vai fazer com que as pulgas literalmente fujam de seu pet!
A mistura é a seguinte: para cada duas partes de água morna, misture três partes de vinagre de maçã. Mas cuidado: não borrife essa mistura nos olhos do seu pet, e não esqueça de borrifar também na barriga e no pescoço!
Feito isso, basta procurar por sobreviventes com um pente de pulgas. Esse “penteado” fará também que as pulgas mortas saiam de seu pet.
Repita esse processo até ter certeza que todos os ovos e larvas tenham sido removidos no processo!
<h2><strong>Como faço pra tirar as pulgas da minha casa?</strong></h2>
Essas pulgas podem viver felizes em seu tapete, móveis e outros lugares quentes!
Isso significa que você também precisa cuidar de sua casa. Não adianta se livrar das pulgas do seu animal de estimação se você ignorar sua casa neste processo.
Bem como cuidar do seu animal de estimação, siga estes passos também para se certificar de que essas pulgas irritantes não se instalaram em de sua casa.
Passe um aspirador de pó em seu piso diariamente!
Você normalmente pode achar que fazer isso algumas vezes na semana é OK, e realmente é em situações normais, mas estamos lidando com uma infestação de pulgas, portanto, enquanto ela durar, faça isso diariamente!
Aspirar vai sugar todos os ovos ou larvas que estão no seu tapete.
Depois de aspirar os tapetes em um cômodo, esvazie o recipiente do aspirador fora de sua casa, pois isso vai dificultar a vida das pulgas que resolverem querer voltar para dentro de sua casa.
Uma outra boa dica é, se você tem tapetes, após passar o aspirador de pó, jogue uma pitada de bicarbonato de sódio por todo seu tapete, e depois de uns minutos, aspire mais uma vez. O bicarbonato de sódio também ajuda no combate às pulgas, e não estraga seu tapete.
Mas o tapete não é o único lugar que as pulgas podem se instalar.
Absolutamente tudo que seu pet usa: paninhos, roupas, colchões, caminhas, etc., podem ser focos de uma infestação de pulgas. E tudo precisa de uma limpeza pesada!
Se cabe numa máquina de lavar, ela com certeza dará cabo das pulgas.
Se for muito grande (como um colchão), dê uma boa lavada manual, espalhe bicarbonato de sódio, deixe agir por 15 minutos, e depois lave novamente.
Se você seguir essas dicas, vai mostrar às pulgas que quem manda em sua casa é você, e ainda vai garantir o bem estar e a boa saúde de seu amado pet.