Odontologia

A Odontologia Veterinária é responsável por diagnosticar e tratar as doenças relacionadas à saúde oral dos animais. A boca dos pets é a parte do corpo que está mais exposta às bactérias e aos vírus.

Problemas de mastigação ou dificuldade para se alimentar, perda de dentes, mau hálito, dor e inflamação na gengiva são alguns dos problemas que requerem o auxílio de um médico veterinário especializado em odontologia.

No Hospital Veterinário Vida Pets os pacientes tem a disposição um profissional especializado na área e um centro cirúrgico exclusivo para atender os pacientes que necessitam de cirurgia.

 

Problemas tratados

 

É possível que os pets desenvolvam doenças periodontais em alguma fase da vida, que se não tratadas corretamente podem afetar outros órgãos, tais como rins, pulmão, coração e fígado.

No Hospital Veterinário Vida Pets os tratamentos odontológicos incluem a profilaxia dentária (remoção de cálculo dentário), tratamento periodontal (remoção de cálculo e extrações dentárias), tratamento endodôntico (canal), restauração, cirurgias de cavidade oral, entre outros.

 

Doenças odontológicas

 

Existem várias doenças relacionadas a boca dos animais de estimação, entre elas estão:

Doença periodontal: consiste no acúmulo de placa bacteriana ou cálculo dentário (tártaro) sobre os dentes, afetando o periodonto de um modo geral (ligamento periodontal, osso alveolar, gengiva).

Se ela não for tratada de imediato pode desenvolver gengivite, perda de ligamentos periontais e até mesmo a perda de dentes.

O tratamento consiste na limpeza dentária, removendo os cálculos e placas bacterianas, exodontia quando necessário, raspagem subgengival e polimento profilático.

Dentes decíduos: consiste na permanência da dentição decídua, os famosos dentes de leite. O tratamento envolve a extração desses dentes, para evitar problemas como deformidade dos dentes permanentes e acúmulo de tártaro.

Hiplopasia de esmalte: alteração da formação do esmalte do dente, ocasionado por febre alta, cinomose e má alimentação, entre outras afecções.Esse problema pode ser confundido por cárie.
O tratamento consiste na restauração como o uso de resina e polimentos.

Fraturas: As fraturas devem ser avaliadas pelo médico veterinário que indicará o melhor tratamento, pode ser tratamento de canal ou extração do dente.

Neoplasias orais: são lesões que podem ser benignas ou malignas, constatadas através de deformidades faciais, falta de apetite, mau hálito, hipersalivação, hemorragia oral, disfagia e mobilidade, descarga nasal e perda de dentes.

Geralmente as neoplasias não são percebidas pelos tutores, por isso é recomendado a visita periódica ao médico veterinário, que poderá fazer o diagnóstico e indicar o melhor tratamento.

Gengivite: Inflamação severa de mucosas orais e gengivas, causando dor, sangramento e desconforto nos pets. A prevenção consiste em realizar profilaxias dentárias periodicamente e escovação diária.

 

Prevenção

Para prevenir problemas orais nos pets é importante seguir alguns hábitos, tais como:
• Fazer escovação diária;
• Manter uma alimentação adequada, pois a ração é uma aliada na limpeza dos dentes;
• Oferecer brinquedos adequados que auxiliam na limpeza dos dentes, tais como corda, bolinhas ou ossinhos de borracha;
• Levar o pet periodicamente ao dentista veterinário, recomendado de 6 em 6 meses.

Estrutura

Um hospital completo
Para seu pet.

Nossa estrutura conta com:

UTI Veterinária
Salas de Cirurgias
Internamento Monitorado
Pronto Atendimento 24 horas
Laboratório próprio de análises clínicas
Centro de Imagem completo
Equipe médica veterinária completa
Amplo portfólio de serviços

Atendimento 24h

Ver mais serviços