A Odontologia Veterinária é responsável por diagnosticar e tratar as doenças relacionadas à saúde oral dos animais. A boca dos pets é a parte do corpo que está mais exposta às bactérias e aos vírus.
Problemas de mastigação ou dificuldade para se alimentar, perda de dentes, mau hálito, dor e inflamação na gengiva são alguns dos problemas que requerem o auxílio de um médico veterinário especializado em odontologia.
No Hospital Veterinário Vida Pets os pacientes tem a disposição um profissional especializado na área e um centro cirúrgico exclusivo para atender os pacientes que necessitam de cirurgia.
É possível que os pets desenvolvam doenças periodontais em alguma fase da vida, que se não tratadas corretamente podem afetar outros órgãos, tais como rins, pulmão, coração e fígado.
No Hospital Veterinário Vida Pets os tratamentos odontológicos incluem a profilaxia dentária (remoção de cálculo dentário), tratamento periodontal (remoção de cálculo e extrações dentárias), tratamento endodôntico (canal), restauração, cirurgias de cavidade oral, entre outros.
Existem várias doenças relacionadas a boca dos animais de estimação, entre elas estão:
Doença periodontal: consiste no acúmulo de placa bacteriana ou cálculo dentário (tártaro) sobre os dentes, afetando o periodonto de um modo geral (ligamento periodontal, osso alveolar, gengiva).
Se ela não for tratada de imediato pode desenvolver gengivite, perda de ligamentos periontais e até mesmo a perda de dentes.
O tratamento consiste na limpeza dentária, removendo os cálculos e placas bacterianas, exodontia quando necessário, raspagem subgengival e polimento profilático.
Dentes decíduos: consiste na permanência da dentição decídua, os famosos dentes de leite. O tratamento envolve a extração desses dentes, para evitar problemas como deformidade dos dentes permanentes e acúmulo de tártaro.
Hiplopasia de esmalte: alteração da formação do esmalte do dente, ocasionado por febre alta, cinomose e má alimentação, entre outras afecções.Esse problema pode ser confundido por cárie.
O tratamento consiste na restauração como o uso de resina e polimentos.
Fraturas: As fraturas devem ser avaliadas pelo médico veterinário que indicará o melhor tratamento, pode ser tratamento de canal ou extração do dente.
Neoplasias orais: são lesões que podem ser benignas ou malignas, constatadas através de deformidades faciais, falta de apetite, mau hálito, hipersalivação, hemorragia oral, disfagia e mobilidade, descarga nasal e perda de dentes.
Geralmente as neoplasias não são percebidas pelos tutores, por isso é recomendado a visita periódica ao médico veterinário, que poderá fazer o diagnóstico e indicar o melhor tratamento.
Gengivite: Inflamação severa de mucosas orais e gengivas, causando dor, sangramento e desconforto nos pets. A prevenção consiste em realizar profilaxias dentárias periodicamente e escovação diária.
Para prevenir problemas orais nos pets é importante seguir alguns hábitos, tais como:
• Fazer escovação diária;
• Manter uma alimentação adequada, pois a ração é uma aliada na limpeza dos dentes;
• Oferecer brinquedos adequados que auxiliam na limpeza dos dentes, tais como corda, bolinhas ou ossinhos de borracha;
• Levar o pet periodicamente ao dentista veterinário, recomendado de 6 em 6 meses.
Nossa estrutura conta com:
Principal esperança dos tutores para oferecer melhor expectativa de vida aos pets.
Responsável por diagnosticar e tratar as doenças relacionadas à saúde bucal dos pets.
Infraestrutura e profissionais para realizar cirurgias de baixa e alta complexidade.
Especialidade que trata problemas relacionados aos ossos, músculos e ligamento dos pets.
Os exames são ferramentas fundamentais para a prevenção, diagnóstico e tratamentos.
Permite avaliar as condições de órgãos e estruturas dos animais de estimação.
Indicado para que o médico veterinário possa acompanhar o quadro clínico do pet.