Se para você e seu pet o momento de caminhar é algo estressante, saiba que existem algumas coisas que você pode fazer para melhorar isso.
Muitos donos de cachorro acabam tendo este conflito, é preciso levar o animal para passear, mas não conseguem, pois ele costuma ficar muito agitado, tentar fugir, se estressar com a presença de outros cães, etc.
Porém, o momento do passeio é muito importante, principalmente para aqueles cachorros que ficam em um ambiente sem quintal ou muito espaço para brincar. É nesta hora que ocorre a maior atividade física, que ele tem contato com coisas novas e também o momento para desestressar. Já notou que ao sair de casa, o animal gosta de ficar cheirando tudo que encontra pela frente? Isso porque sentir o cheiro de coisas novas ajuda a aliviar o estresse.
Um dos maiores problemas acaba sendo com a coleira, que irrita o animal. Uma dica é ir acostumando-o com a coleira em casa, em momentos que ele esteja bem calmo, e a colocando-a bem frouxa, para que ele entenda que não vai se machucar e que é algo normal.
Nos primeiros passeios opte por lugares calmos, sem a presença de muitos outros animais. Tire esse momento para você e ele, faça brincadeira e aproveite para mostrá-lo que este é um momento de diversão.
Sempre que houver um mau comportamento, chame a atenção do animal, mas também quando ele se comportar, lembre-se de elogiar e até mesmo dar um agrado, como um petisco. É importante que ele entenda o que é certo e o que é errado.
E, por último, tente sair com seu cachorro todos os dias, para que ele vá se acostumando. Depois de um tempo você pode tentar lugares mais movimentados, até mesmo parques destinados para eles. O importante é ter paciência e entender os limites do animal para que o passeio seja cada vez mais prazeroso para os dois.