Cães são chamados de “os melhores amigos do homem” e não é gratuitamente. Espaços que antigamente não se admitiam cães – como sofás e camas – são cada vez mais conquistados pelos nossos amigos peludos.
E com essa mudança e essa aproximação cada vez maior, comportamentos estranhos como a cropofagia causam preocupação.
<h2><strong>O que é a cropofagia e por que ela ocorre?</strong></h2>
Cropofagia é o ato do cão comer as próprias fezes.
É um comportamento que causa muito espanto em nós, humanos, e deve sim ser encarado com preocupação, pois na grande maioria dos casos é um sinal de que algo está errado com seu cão.
Esse comportamento pode ser causado por algum problema de saúde, como uma verminose, pancreatite, infecções intestinais, má absorção de nutrientes, alimentação insuficiente ou com baixo teor de nutrientes. Geralmente são problemas de saúde simples de serem resolvidas, com um tratamento rápido e de baixo custo.
Mas o problema também pode ter origem comportamental.
Manter seu cão preso por muito tempo em um espaço pequeno, falta de recreação e de atividades físicas, falta de higiene no local em que seu cão fica, escassez de água ou comida, a chegada de um bebê ou de um novo pet (que faça com que seu cão se sinta “esquecido”) também são possibilidades de origem do problema.
<h2><strong>Como resolver esse problema?</strong></h2>
Por ter uma grande variedade de possibilidades de origem para o problema, o mais recomendado ao perceber esse comportamento em seu cão é: busque ajuda de um veterinário.
Após compartilhar com seu veterinário toda a rotina de seu pet, e de alguns exames (como exame de sangue e ultrassonografia), será possível identificar com precisão qual é a origem do problema do seu cão, e o melhor tratamento será indicado.
Além do combate à causa do problema (que é o tratamento mais essencial para esses casos), há alguns truques que também podem ajudar no processo de melhoria nesse comportamento.
Oferecer frutas como banana ou mamão ao seu pet, apesar de gostoso e nutritivo, pode fazer com que as fezes fiquem mais “bem cheirosas” e faça com que ele tenha vontade de ingerir as fezes. Portanto, cortar esse tipo de alimentos da dieta de seu cão cropófago é essencial.
Há também alguns sprays no mercado que são utilizados para tornar o gosto e cheiro das fezes ainda mais amargos, fazendo com que ingerir as fezes seja ainda mais desagradável ao seu cão.
Nossa dica: se você percebeu que seu cão está comendo as próprias fezes, não espere.
Leve ele ao veterinário para que as reais causas do problema sejam identificadas e tratadas. Esse comportamento é nocivo e traz uma série de problemas a longo prazo!
Quer mais dicas, então fique de olho em nossas redes sociais e nos outros posts de nosso blog!