Para garantir a saúde e bem-estar do animal, é importante saber se ele tá em dia com todos os nutrientes necessários.
A alimentação do animal deve conter todos os nutrientes e vitaminas que ele necessita, os cachorros, por exemplo, precisam de praticamente todas as mesmas vitaminas que nós humanos. Uma forma de manter isso em dia é comprando rações adequadas e de qualidade, que sejam condizentes com o porte e a idade do animal. E, claro, uma ração que o seu pet goste, para que assim ele consiga ingerir as quantidades necessárias.
Para saber se o animal está com problemas relacionados às vitaminas, você pode prestar atenção em alguns sinais, como falta de apetite e perda de peso. Mas, eles também podem não apresentar sintoma nenhum, por isso a importância de realizar com frequência um check-up.
A falta de nutrientes para os cães pode estar relacionada a 13 vitaminas diferentes, provindas de legumes, carnes, vegetais e outros alimentos, estes podem estar presentes na ração, mas caso não seja possível suprir dessa forma, um veterinário poderá indicar o suplemento vitamínico certo ele.
Já para gatos, essa deficiência normalmente está relacionada a ômega 3 e ômega 6 que fortalecem o organismo. Assim como no caso dos cães, estas vitaminas podem ser supridas através da ração, ou outro alimento escolhido, e não suprindo é feito então a introdução de suplementos.
Vale lembrar que alguns animais têm tendências maiores a precisarem de vitamina extra, além da alimentação. Tanto cães, quanto gatos idosos passam a não absorver mais totalmente os nutrientes de um alimento, sendo necessário assim a vitamina. Fêmeas prenhas também seguem esta tendência, e animais que convivem com alguma doença específica.
E por aí, você sabe se o seu pet está com todas as vitaminas em dia? Aproveite a dica para realizar um check-up e mantê-lo saudável!