Que a maioria dos cachorros adoram água, a gente não pode negar, mas é preciso ter os devidos cuidados.
Os cães também podem curtir muito o verão, inclusive na praia ou na piscina, desde que tomados todos os cuidados necessários. Por exemplo, você sabia que a combinação de sol + água salgada, ou sol + cloro, podem causar dermatite no animal? Pois é! Por isso, logo após a brincadeira é importante enxaguar o animal com água doce, tirando todo o excesso de água salgada, ou de cloro.
Outra atenção importante é com o tempo que o animal irá ficar na água, cerca de 30 a 40 minutos já é o suficiente e, provavelmente, ele já irá ficar bem cansado, por isso, sempre que ele demonstrar interesse em sair do local, não o force fazendo com que fique mais tempo.
Cuidado também com o horário escolhido para a brincadeira, devido a intensidade do sol, opte por os horários em que ele não está tão forte. Assim como nós humanos, os cachorros também podem sofrer queimaduras causadas a grande exposição ao sol. Outro detalhe em comum com os nossos cuidados, é dar um tempinho após a alimentação para entrar na água, esse tempo vai variar conforme a quantidade que o animal comeu.
Raças com patas muito curtinhas, ou cabeça e pescoço mais achatados podem ter dificuldade para nadar, então, se o seu pet tem alguma dessas características, fique sempre por perto, cuidando para que ele não se afogue.
Ao fim, certifique-se de secar bem a orelha do animal, pois é comum que durante a diversão acabe entrando água, o que se não for resolvido pode causar até mesmo dores e inflamações, fique atento!