Como manter gato e cachorro no mesmo ambiente

Como manter gato e cachorro no mesmo ambiente

Mesmo com o ditado realçando a “briga de cão e gato”, saiba que é possível ter os dois pets no mesmo ambiente de forma harmônica. 

Tempo de leitura: 1min50seg

Gosta tanto de gato, quanto de cachorro, e não quer ter que escolher só um deles? Saiba que é possível ter os dois pets no mesmo ambiente, de forma muito pacífica e harmônica, ao contrário do que muitos pensam. Mas, para isso, você vai precisar de um pouco de paciência para o período de adaptação, e também entender bem a personalidade de cada um dos pets. 

Isso porque cada animal tem um instinto, e uma maneira diferente de se comportar. Alguns gatos e cachorros não gostam de conviver nem mesmo com outro animal da mesma espécie. Por isso, antes de tudo, é importante que você saiba se o seu pet leva jeito para dividir a atenção e compartilhar o espaço. 

Se você acredita que sim, comece a adaptação sem medo! É importante que esse processo comece aos poucos e que você esteja sempre atento às reações de cada animal. 

 

Dicas para a adaptação

Como o cachorro tem um instinto mais voltado para a caça, principalmente quando se depara com animais menores, é interessante que nos primeiros contatos entre eles o cachorro esteja na coleira, para que você possa controlar com mais facilidade. 

Já o gato tem um instinto mais meticuloso, de analisar os movimentos antes de agir, por isso, mesmo que o gato esteja longe, fique atento a suas movimentações para que ele não ataque o cachorro e isso acabe ocasionando uma briga. 

Opte por deixar as vasilhas de comida separadas e não deixe a caixinha de areia do gato acessível ao cachorro. Além de entretê-los juntos, com brincadeiras sem muito contato físico entre eles,  tire um tempinho para brincadeiras individuais, para que todos tenham a atenção e o carinho necessário. No mais, eles só precisam de muito cuidado e amor para que todos possam conviver harmoniosamente juntos.